Skip to content

Chamada Cívica em ação: Escadão e ParCão na ZN

Mais duas intervenções relacionadas à Chamada Cívica 2020 estão saindo do forno, ou melhor, entrando. A reforma do Escadão da rua Faval, no bairro Bortolândia (ZN) tem ordem de início e deve ser entregue em cerca de 60 dias. Já a implantação do ParCão AzaraCão, na Praça José Tomaselli, na Casa Verde (ZN), deve ter a ordem de início publicada no Diário Ofícial do Município nos próximos dias. Ambos os projetos disputaram a Chamada. Não foram contemplados na premiação original, mas acabaram beneficiados após intenso trabalho junto à equipe do gabinete.

“Há pelo menos 30 anos esperamos uma escada com o mínimo de acessibilidade. Quando chove, fica impossível usar a escada, que é muito íngreme e não tem corrimão. Duas pessoas já morreram ali por quedas graves, com trauma na cabeça”, conta Roz Marli Barreto Santos. Moradora  da Bortolândia e líder comunitária, foi a principal articuladora em torno da transformação do escadão. “O vereador Pólice esteve aqui e, numa das visitas, em dia de chuva, viu o tamanho da nossa dificuldade, pois é o único acesso ao centro comercial do bairro. Não tem como ir a uma farmácia ou ao mercado sem passar pelo escadão.”

Pólice e os moradores da Bortolândia, que se uniram para conseguir a reforma do Escadão. Ao lado do vereador, de azul, Roz Marli
Pólice subindo a ladeira da Rua Faval; em dias de chuva, fica muito difícil transitar ali.


Serão instalados corrimões e o piso dos degraus, adequado; como o declive é grande, não é possível implantar rampas para acessibilidade. “Mas os corrimões vão fazer muita diferença, é o mais urgente. Foi uma experiência bem legal participar da Chamada. Estamos muito felizes com o apoio do vereador”, afirma Roz Marli.

Já o projeto do ParCão é uma iniciativa da Associação Bloco Carnavalesco Recreativo Cultural Azaração Casaverdense, que, além dos desfiles do bloco, “desenvolve ações de cultura, sociais, de lazer e cidadania, promovendo melhorias para a Casa Verde e maior integração entre os moradores da região”. A ideia do espaço para cães surgiu por causa da alta demanda dos moradores, que não têm nenhum espaço público do tipo no bairro.

Projeto do ParCão AzaraCão, de autoria do arquiteto Leonardo Fernandes Galhardo



Em andamento
Outros projetos selecionados na Chamada ou que participaram da disputa também estão em andamento. A Viela Sustentável, localizada entre as ruas Constantino Fraga e Padre Avelino (Vila Hamburguesa), tem ordem de início e a intervenção deve ser entregue em janeiro. O piso será reformado e o entorno também receberá melhorias de acessibilidade. Já a revitalização do Parcão Zeus, por exemplo, no Largo de Moema, avança rapidamente.

A Viela Sustentável, na Vila Hamburguesa, já tem ordem de início da subprefeitura da Lapa para as benfeitorias


“Temos fiscalizado cada intervenção e atuado para que os projetos originais sejam respeitados”, explica o vereador Pólice Neto. “A obra da Praça Amigos da Mauro, localizada na avenida José Maria Whitaker, próxima à Comunidade Mauro 2 apresentou problemas de acabamento e estamos acionando a Subprefeitura da Vila Mariana para que tome as devidas providências.” Nesta sexta (18), Pólice foi vistoriar a obra pessoalmente e já cobra a subprefeitura. O projeto foi apresentado por moradores da Comunidade Mauro 2, conselheiros participativos da Subprefeitura Vila Mariana e professores e alunos do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da FMU Fiam Faam.

Vistoria na Praça Amigos da Mauro

Todas as emendas para execução dos projetos referentes aos vencedores da Chamada Cívica 2020 nas categorias Fomento e Equipamentos de Educação e Saúde foram incluídas no Orçamento de 2021. Saiba mais sobre as emendas do mandato aqui.
Confira a lista de emendas ligadas à Chamada e programadas para o ano que vem em função da pandemia, além de projetos que, embora não tenham sido selecionados, também foram incluídos por sua relevância ou dedicação das comunidades locais:

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Fique de olho: IPTU congelado

Com 63 emendas aprovadas no Orçamento 2021, mandato bate recorde na Câmara

Uma outra política é possível