A Praça Roosevelt e o centro paulistano recebem um dos mais tradicionais e importantes eventos culturais gratuitos da cidade entre os dias 14 e 17 de novembro. O Festival Satyrianas 2019 chega em edição especial para comemorar as três décadas de existência da Companhia de Teatro Os Satyros, fundada por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez.

A revitalização da Praça Roosevelt está diretamente ligada à atuação dos Satyros e ao festival. Após a proibição para que a maratona cultural ocupasse a emblemática praça em 2017, o vereador Police Neto atuou na articulação para devolver o festival à praça em 2018. O apoio segue este ano e se converteu também, por meio de emenda parlamentar, na apresentação de Mississipi. A peça comemora os 30 anos d’Os Satyros com um retrato da Praça Roosevelt construído a partir das histórias de pessoas em situação de rua. Mississipi esteve em cartaz entre abril e maio no Sesc Anchieta. Foi a primeira peça encenada fora da sede do grupo, na Roosevelt, desde que apostaram ali.

“A peça aprofunda temas que nos são muito caros. Trazer visibilidade nos palcos àqueles que são ignorados e desprezados é uma responsabilidade do teatro. Desde a nossa chegada à Praça Roosevelt essa questão se tornou fundamental para nós, tanto do ponto de vista político quanto estético”, explica Vázquez em entrevista ao portal da SP Escola de Teatro.

“A cultura e a economia criativa estão por traz da revitalização da Roosevelt e do esforço que segue para ocuparmos e valorizarmos o Centro, que beneficia a cidade como um todo”, diz Police, reiterando o apoio ao festival. Confira a programação em http://www.satyrianas.com.br



Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar