Estão abertas as inscrições para a quarta edição da maratona tecnológica Hack in Sampa, que desafia os participantes a criar ferramentas que ajudem o Poder Público a reduzir o déficit habitacional na cidade de São Paulo, estimado em mais de 470 mil moradias. Adaptado para o formato on-line, o já tradicional hackathon oferece mais de R$ 10 mil em prêmios e ocorre entre os dias 18 e 20 de dezembro. Iniciativa do Instituto de Tecnologia de Software e Serviços (ITS) e do Instituto Cidade Viva, incubadora de projetos sociais criada pelo vereador Pólice Neto, o Hack in Sampa 2020 tem o apoio do parlamentar e da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, além de fazer parte da programação oficial da São Paulo Tech Week.
“Nosso objetivo é ampliar o monitoramento e aplicação das regras de desenvolvimento urbano, em especial a Lei da Função Social da Propriedade, que combate a falta de moradia identificando imóveis ociosos ou subutilizados em áreas destinadas à construção de moradias de interesse social, voltadas para a população de baixa renda, e oferecendo os meios para que essa Função Social seja cumprida”, explica Pólice Neto. Após notificação e o devido processo legal, caso o imóvel não seja adequado, pode ser desapropriado. “O Hack in Sampa estimula a participação social no enfrentamento dos problemas da cidade, trazendo inteligência e criatividade para aproveitar tudo o que a tecnologia pode oferecer à gestão pública.”
A inscrição é livre e gratuita para qualquer pessoa, e atrai especialmente quem tenha familiaridade com programação, desenvolvimento e design. A participação se dá por meio da plataforma zoom, e os interessados podem se inscrever em grupo ou individualmente – neste caso, os grupos serão formados na abertura do evento. Especialistas em programação e políticas públicas de moradia participam da maratona oferecendo mentoria para os grupos. Os melhores projetos serão escolhidos por uma banca de jurados. O prefeito Bruno Covas, o candidato derrotado à Prefeitura Guilherme Boulos e o ex-prefeito Fernando Haddad estão entre os mentores convidados.
Para se inscrever e saber mais sobre a Lei da Função Social da Propriedade, de autoria do vereador Pólice Neto e em vigor desde 2010, clique aqui.