Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (20) com o vereador Police Neto e motoristas de aplicativos, a 99 anunciou que lançará uma nova ferramenta para dar mais segurança aos passageiros e trabalhadores.

Segundo a empresa, o aplicativo pedirá uma selfie para confirmar a identidade da pessoa que solicitar a viagem, mas a foto só será tirada se a operadora identificar que a corrida ou a área são suspeitas.

Previsto para ser disponibilizado até o início de março, o recurso é uma das soluções da 99 sobre as diversas reivindicações feitas depois que diversos crimes e até assassinatos foram cometidos contra a categoria. “Estamos colhendo os frutos da nossa pressão. Garantir a segurança dos trabalhadores não é só responsabilidade do Estado, mas das empresas também, e elas começam a cumprir suas promessas”, afirma o vereador Police Neto.

Em outubro do ano passado, a 99 e representantes do poder público apresentaram em audiência pública devolutiva realizada na Câmara Municipal as respostas sobre 13 reclamações feitas pelos motoristas de aplicativos. Entre as promessas estava o reconhecimento facial dos passageiros, a presença de câmeras a bordo dos veículos, reavaliação da política de cancelamento de viagens em áreas de risco e a possibilidade dos motoristas aceitarem ou não as corridas em dinheiro.

Regulação dos aplicativos pode mudar

Está prevista para o dia 11 de março a votação que pode alterar as regras da atividade de transporte individual por aplicativos. De um lado está o projeto 421/2015, de autoria do vereador Police, que garante aos motoristas o direito de trabalhar e liberdade de escolha aos passageiros.

De outro está o PL 419/2018, que restringe o número de carros de apps à quantidade de táxis da cidade, que é de aproximadamente 40 mil veículos. “Se este projeto for aprovado, o paulistano, que está totalmente adaptado e precisa dos aplicativos, terá que se acostumar a pegar táxi de novo. Mas muito pior do que isso são as milhares de famílias que deixarão de ter seu sustento”, diz Police.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar