Prezado Senhor Vereador José Police Neto,

A Cabify respeitosamente cumprimenta-o, reitera seus votos de elevado apreço e estima e
compartilha suas considerações acerca das iniciativas voltadas ao aprimoramento da segurança dos
usuários da plataforma, especialmente dos motoristas parceiros.
A Cabify, empresa de tecnologia legalmente estabelecida que possibilita aos usuários solicitar um
motorista particular autônomo em qualquer dia da semana, 24 horas por dia, por meio de um
smartphone ou diretamente no site, foi fundada na Espanha, em 2011. Presente em diversas
cidades na Espanha e México, e nas principais capitais da América Latina, chegou no Brasil em 2016,
opera em oito cidades e já conta com mais de 3 milhões de usuários
Como exposto na reunião do último dia 16 de outubro, a Cabify acompanha de perto cada uma das
lamentáveis ocorrências de violência ocorridas e, diariamente, dedica-se ao desenvolvimento de
iniciativas de tecnologia e aprimoramento de processos internos, com o intuito de oferecer um
serviço de qualidade cada vez mais elevada e que responda suficientemente aos desafios atuais de
segurança nas cidades. Ademais, a empresa possui grande interesse em participar de todas
iniciativas e discussões relativas à mitigação de riscos aos cidadãos brasileiros.
É imperativo destacar que as demandas apresentadas na ocasião já integram o road map de
desenvolvimento tecnológico da Cabify. Deve-se ter em conta, contudo, que quaisquer

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desenvolvimentos e aprimoramento tecnológico demandam não apenas investimentos financeiros
mas também, e principalmente, dedicação de tempo e período de maturação.

  • foto do cadastro do passageiro nítida
    Em relação à disponibilização de foto nítida do passageiro, a Cabify busca iniciativas para promover
    uma adequação nas tecnologias e em seus processos internos, de forma a tornar a verificação e a
    disponibilização das imagens mais precisa.
  • botão de emergência
    A Cabify já disponibiliza aos usuários passageiros botão de emergência para acionamento nos casos
    de ocorrências ou de atitudes suspeitas. Para os usuários motoristas, a empresa está em fase final
    de implementação da ferramenta.
    Dessa forma, em breve, o contato direto e imediato com a central de emergência da Cabify,
    disponível 24 horas, 7 dias por semana será possível tanto para o motorista parceiro quanto para o
    passageiro.
  • câmara a bordo
    A Cabify acompanha e participa das diversas discussões, especialmente aquelas promovidas pela
    Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e permanece integralmente à disposição
    para contribuir com informações operacionais.
    A empresa entende que a instalação de câmeras a bordo faz parte de um protocolo de segurança
    robusto que envolve diversos outros itens e que, atualmente, encontra-se em fase de construção
    por parte do Poder Público. Tão logo o Poder Público defina e divulgue o referido protocolo, bem
    como suas etapas de execução, a Cabify dedicar-se-á à implantação dos processos correspondentes.
  • destino exato do passageiro (bairro)
    A demanda dos motoristas parceiros no que diz respeito à destinação exata do passageiro está
    diretamente ligada à disponibilização do bairro para qual o passageiro será transportado, tendo em
    vista a existência de recorrentes homônimos. Atualmente, em São Paulo, o motorista parceiro tem
    acesso ao endereço completo de destino do passageiro, contudo, em algumas ocasiões, não é
    possível identificar o bairro exato. Verificamos internamente com o time de desenvolvimento e é
    possível realizar essa modificação até o final do mês novembro.
    Nesse mesmo sentido, é válido ressaltar que a Cabify, com base no mapeamento das áreas de maior

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risco realizado pela Prefeitura, estabeleceu sua zona de atuação, medida essa que mitiga, em
grande medida, os riscos aos quais os usuários se expõem.

  • exclusão do motorista por cancelamento de viagem
    É importante esclarecer que a suspensão ou exclusão de um usuário da base Cabify, seja ele
    motorista parceiro ou passageiro, só é dada após conclusão de processos internos criteriosos de
    análise e verificação de dados e histórico, caso a caso. Na eventualidade do motorista parceiro
    entender ter havido algum equívoco na avaliação, os canais para recebimento de sua manifestação
    estão abertos e são públicos, de fácil acesso.
    Quando da efetiva exclusão de usuário da plataforma, a Cabify entende que a especificação da
    ocorrência que justificou a decisão rompe com a lógica de resguardar a segurança dos demais
    usuários. Há casos registrados de acoso, roubo, má conduta, entre outros, que se explicitados,
    permitiriam que as pessoas que realizaram as denúncias fossem identificadas pelo simples
    cruzamento de histórico de viagens.
    Da mesma forma, é válido pontuar que a Cabify é a maior interessada em manter os usuários em
    sua base, tanto os motoristas parceiros quanto os passageiros, e trabalha continuamente para
    qualidade do serviço seja mantida.
  • pontos de embarque nas comunidades
    No que diz respeito à solicitação de instalação de pontos de embarque nas comunidades,
    salientamos que o mapa de atuação da plataforma é restrito, contudo, de toda forma, desde que a
    comunidade esteja em nosso mapa de atuação, a Cabify está disposta a trabalhar conjuntamente
    para a constituição dos referidos pontos de embarque.
  • conscientização dos passageiros sobre embarque imediato
    A Cabify reconhece a importância de trabalhar no sentido de conscientizar o passageiro a
    permanecer em lugar seguro até a chegada do veículo solicitado, a fim de resguardar sua segurança
    e também a do motorista parceiro que lhe transportará. Nesse sentido, dispõe-se a realizar
    campanha de conscientização, baseada em comunicações aos seus usuários.
  • opção pela corrida em dinheiro pelo motorista e não pela plataforma
    Atualmente, a Cabify já disponibiliza através de sua plataforma a possibilidade ao motorista de
    escolher a forma de pagamento, antes do aceite de novas corridas.

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Isso posto, agradecemos a oportunidade de manifestação e permanecemos à disposição para
contribuições adicionais.
Cordialmente,

Adriana Benatti
Gerente de Políticas Públicas