A CCR, grupo que opera as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata do metrô paulistano, e a Scoo, empresa de serviço de compartilhamento de patinetes e bicicletas elétricas, firmaram uma parceria que deve beneficiar milhares de usuários todos os dias em São Paulo.

É que a Linha 4-Amarela disponibilizará, a partir de dezembro, locais para o sharing de patinetes e bicicletas da Scoo em todas as estações em que opera. A parceria, inédita no mundo, oferecerá aos milhões de passageiros paulistanos a possibilidade da intermodalidade de viagens. “Estamos liderando o primeiro case global de integração. O que existe hoje é uma sugestão de uso dos modais, mas nós operaremos dentro das estações, com agentes treinados”, argumenta o CEO da Scoo, Denis Lopardo. “Para a SCOO, esse é um momento que marca o começo de uma nova história, de uma nova trajetória. Projetos inovadores e desafios é o que nos move e nos faz acreditar cada dia mais no poder transformador da mobilidade”, continua.

Para começar a tocar o projeto, a Scoo passou a operar, desde o dia 15 de novembro, os 13 bicicletários das linhas 4-Amarela e também 5-Lilás. “Além de manter o que já é oferecido, vamos garantir outros serviços aos usuários, como manutenção e locker”, adianta. Já em dezembro, quando a empresa passar a operar com sistema próprio, upgrades de serviços também serão oferecidos aos usuários”, diz.

De acordo com Lopardo, a integração é importante para quebrar um paradigma de como se deslocar na cidade de São Paulo. “Esse novo modelo de intermodalidade vai permitir que o usuário de transporte em massa possa escolher como fazer sua last mile (última milha, em português), se com patinete ou bicicleta. Vamos abraçar o usuário de uma maneira mais abrangente e completa, podendo, inclusive, reservar o modal que a pessoa precisa, garantindo o trajeto total da viagem”, completa Denis.

Para o vereador Police, que foi um dos mais importantes articuladores a viabilizar a operação de todas as empresas de micromobilidade na cidade de São Paulo, incluindo a Scoo – a primeira a operar no Brasil -, a iniciativa representa um grande avanço porque responde a uma questão estratégica na mobilidade. “Esta parceria permitirá ao usuário se deslocar porta-a-porta, que é uma das grandes necessidades para o transporte interligado em São Paulo”, afirma.

Até o primeiro trimestre do ano que vem, o compartilhamento de patinetes e bicicletas com o aplicativo da Scoo já estará em operação na linha 5-Lilás, e até o final do primeiro semestre de 2020, a linha 15-Prata. Agora, a expectativa é que não só outras linhas do metrô, mas estações de ônibus e trem também possam oferecer a intermodalidade para o deslocamento das pessoas de forma a expandir o conceito da mobilidade ativa na cidade.

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