A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) vai receber da Prefeitura doação de duas áreas públicas para ampliar a oferta de educação para a medicina esportiva. Com a emenda proposta pelo vereador Pólice Neto aprovada junto ao projeto de lei 151/2019, os terrenos localizados na rua Diogo de Faria, números 678 e 1.104, na vila Mariana, passarão a ser de propriedade da instituição de ensino superior.
“São dois terrenos que não cumprem nenhuma finalidade social relevante e serão absolutamente fundamentais para ampliar a oferta de educação para a medicina esportiva na cidade e no país”, afirma o parlamentar. “O município fará a doação, mas os imóveis continuarão públicos, com a diferença de que estarão agora sob a tutela de uma das maiores universidades em número de alunos, pesquisa e resultado social do país”, diz.
A aprovação da emenda que doa os terrenos à Unifesp já havia sido discutida em plenário. Em outubro do ano passado, Pólice Neto apresentou a mesma proposta ao PL 611/2018, que previa a venda ou doação 5 terrenos do município, mas que, ao ser deliberado em segunda votação, recebeu às pressas acréscimo de outros 36 imóveis em forma de substitutivo, obrigando o parlamentar a retirar a emenda da Unifesp. “Mais de um ano depois, conseguimos, de forma limpa e clara, concretizar essa antiga demanda da universidade”, lembra.
O PL 151/2019, de autoria do Executivo, aprovado nesta quinta (10/12), promove o Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social, com o objetivo de garantir moradia à população de baixa renda de diferentes regiões da capital paulista.